05/10/2009

Comemoração da Semana do Surdo!




Olá a Todos!

Hoje nosso post é especial, por que é comemorado uma data muito especial: O Dia Nacional dos Surdos!



O Dia Nacional dos Surdos é comemorado no dia 26/09 em todo o Brasil. Mas, na manhã de 25/09/09, na Capital Cearense, os surdos anteciparam as comemorações em uma caminhada em favor dos seus direitos. Eles saíram do Instituto Cearense de Educação dos Surdos (Ices), na avenida Rui Barbosa, e caminharam pela avenida Antônio Sales até a Praça da Imprensa, ao som da banda do Corpo de Bombeiros do Ceará. Na caminhada, faixas e cartazes pediam mais atenção aos problemas enfrentados pela comunidade surda.




"Nós sempre mostramos à sociedade as questões específicas dos surdos em relação à língua e à cultura", afirmou a diretora do Ices, Margarida Pimentel. Este ano, o destaque foi para a educação em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Os surdos, segundo a diretora, têm uma forma diferenciada de aprender, que é por meio da Libras. "É uma língua oral, independente de outras línguas", explicou. Conforme Margarida, o surdo, aprendendo com Libras, se desenvolve melhor, por isso a língua de sinais deve ser prioridade na educação da comunidade surda.





"Quando se fala em inclusão, se pensa logo em colocar os surdos em uma escola regular com um intérprete só para ele. Mas nós não vemos isso como o mais adequado", comentou Margarida. De acordo com a coordenadora pedagógica do Ices, Juliana de Brito, o ideal é que existam escolas específicas para os surdos, onde eles possam assistir aulas ministradas em Libras. "Os surdos, diferente das outras deficiências, têm uma linguagem própria. Por isso, eles precisam de um modo diferenciado de aprender para se desenvolver melhor", reiterou.




Tuliane Rodrigues de Oliveira, 14, estudante do nono ano do ensino fundamental do Ices, é prova disso. Desde os dois anos de idade, ela estuda no Instituto com uma educação específica para surdos. O pai, Kleber Alves de Oliveira, 39, diz perceber a diferença. "Eu acho muito bom ela estudar num lugar aprendendo com a linguagem específica dela."




Além da Caminhada, no dia 30/09, houve a comemoração do “Dia Nacional dos Surdos” na Universidade de Fortaleza ( UNIFOR ), aonde tiveram diversas palestras e debates.Nossa Miss Vanessa Vidal, participou ativamente dos debates que lá aconteceram no período da manhã e mais uma vez, ela procurou através de seu empenho, conscientizar a população sobre a Inclusão do Surdo na Sociedade.




Ainda fazendo parte das comemorações da Semana do Surdo, no sábado 03/10/09, Vanessa e um grupo de surdos farão a abertura do jogo Ceará x Fortaleza no estádio Castelão!Não percam!



Curiosidades :


>O Instituto Cearense de Educação dos Surdos (Ices) é uma instituição estadual voltada para a educação de surdos. O Ices atualmente atende 450 estudantes, da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, nos três turnos. O currículo do Ices é igual ao da escola regular. A diferença é que os estudantes aprendem os conteúdos na Língua Brasileira de Sinais (Libras).



>A Comunidade Surda Brasileira comemora no dia 26 de setembro o Dia Nacional do Surdo, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania. No dia 30 de setembro, a Federação Mundial dos Surdos celebra a data.



>No Brasil, o dia 26 de setembro marca a inauguração da primeira escola para surdos no país em 1857, o Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).



>A caminhada em comemoração pelo Dia Nacional dos Surdos fez parte da programação da semana cultural do Instituto Cearense de Educação dos Surdos (Ices). Além da caminhada, os estudantes e toda comunidade surda da Capital participaram de atividades esportivas e culturais, como a exposição "As Escolas de Surdos no Brasil e no Mundo ".




Abração e até a Próxima!!!

Nenhum comentário: