26/06/2008

Vanessa participa do I Encontro de Jovens Surdos do Nordeste


I Encontro de Jovens Surdos do Nordeste



O objetivo do encontro dos jovens surdos é promover o protagonismo entre eles, aumentando as possibilidades.


Do lado de fora, o silêncio podia dar a idéia de que não havia ninguém no auditório da Colônia de Férias do Serviço Social do Comércio (SESC), na praia de Iparana, em Caucaia, dado o silêncio. Mas, dentro, vários jovens, representando os nove Estados nordestinos estavam em intensa discussão.A diferença estava na maneira como eles se comunicavam. Com gestos, acenos e símbolos da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), este grupo participou, ontem, do encerramento do I Encontro de Jovens Surdos do Nordeste.


Formação de líderes



Com a ajuda da intérprete Mariana Farias, o coordenador do evento, Rodrigo Machado, explicou que o objetivo foi estimular a formação de líderes dentro da comunidade de jovens surdos.

‘‘Ficamos muito felizes com a participação e a adesão dos jovens surdos nessa iniciativa. Apesar dos desafios que enfrentamos, queremos mostrar que somos capazes, não só de vencer os problemas, mas também de ter iniciativas junto à comunidade’’, explicou com entusiasmo.

Questões como cidadania, acessibilidade, legislação, mercado de trabalho e relacionamento familiar e comunitário foram discutidas durante os quatro dias do encontro.‘‘Muita gente diz que aceita o surdo, mas não dá condições para que se possa integrá-lo à sociedade. A Libras já é uma língua oficial no Brasil desde 2002, mas as escolas oficiais ainda não adotaram o ensino da língua para quem é ouvinte’’, comenta Mariana Farias que também é diretora administrativa da Federação Nacional de Educação de Integração de Surdos (Feneis-CE).



Vanessa Vidal


A miss Ceará e miss Brasil Beleza Internacional, Vanessa Vidal, foi uma das palestrantes. Ela falou sobre a necessidade de os surdos lutarem por seus direitos, saindo da situação passiva.‘‘Queremos ter direitos iguais aos dos ouvintes. Precisamos mostrar e falar sobre as nossas conquistas para que os demais possam se adaptar às nossas necessidades’’, destacou em sua fala.




Extraído do jornal Diario do Nordeste em 23/06/08

Um comentário:

Unknown disse...

Que legal!!! As pessoas das surdas das palestras é importante de vida está bem!!! Bjssssssssss!!!!!!!!!!!!!